5 dicas para organizar um casamento ao ar livre

Seja o Primeiro a saber das Novidades

gabrieldefaria-com-br-2

O casamento ao ar livre se tornou muito popular no Brasil nos últimos anos. A verdade é que temos cenários naturais maravilhosos, que resultam em cerimônias e festas incríveis! Praia, fazenda ou montanhas, não importa o lugar: certamente a paisagem irá proporcionar belos registros para o seu dia.

Mas, como nada é tão simples, o casamento ao ar livre precisa ser bem planejado. É importante fazer um plano de contingência para garantir o sucesso da cerimônia! Por isso, no post de hoje. darei a você algumas dicas para organizar seu evento ao ar livre sem dificuldades. Confira!

gabrieldefaria-com-br-3

1. Estude as condições do tempo

Um dos fatores que mais complicam os casamentos ao ar livre são, sem dúvidas, as possíveis intempéries. Afinal, condições climáticas desfavoráveis podem colocar tudo a perder. De fato, não temos como prevê-las, mas podemos adotar algumas precauções para contorná-las.

Verifique o histórico de chuvas e ventos mais intensos nos últimos anos na sua cidade. Geralmente, mudanças de estação, especialmente primavera e verão costumam trazer chuvas. Assim como no outono e no inverno, o sol se põe mais cedo. Portanto, o horário da cerimônia deverá ser antes do final da tarde, se quiserem aproveitar a luz natural.

2. Avalie os custos com infraestrutura

Casamentos em locais atípicos demandam maior infraestrutura. Se for uma fazenda antiga, por exemplo, é fundamental avaliar se as instalações elétricas vão suportar a demanda daquela super banda que vocês contrataram. Um gerador será imprescindível.

Verifique com o bufê o que eles vão precisar na cozinha: fogões, fornos, freezers? Se, nem a locação, nem o bufê contratado disponibilizarem, você deverá providenciá-los. São itens fundamentais que podem passar despercebidos, além de representarem uma parte significativa do orçamento.

3. Economize com a decoração em um casamento ao ar livre

Escolhendo um lugar bonito e arborizado, os custos com a decoração ficarão bastante reduzidos. O céu azul e as árvores floridas irão compor naturalmente a beleza do seu casamento. Sem contar a possibilidade de investir em uma decoração mais rústica ou vintage, usando elementos próprios do local.

É possível, ainda, deixar cada cantinho com um toque especial: pendurar fotos em uma árvore, amarrar balões em algumas cadeiras ou colocar pequenas luzes em um gazebo para que os convidados possam fazer lindas fotos!

4. Pense no conforto dos seus convidados

Mosquitos, sol forte e calor escaldante: definitivamente isso vai deixar os seus convidados incomodados e impacientes.

Observe os lugares de sombra e procure acomodá-los nestes espaços. Se não for possível, coloque tendas ou entregue sombrinhas personalizadas para as mulheres, assim o calor também será contido. Os leques também são excelentes opções para esta finalidade.

É importante providenciar, ainda, repelentes ou velas de citronela para espantar os mosquitos.

5. Tenha um plano B ao optar pelo casamento ao ar livre

Essa é uma dica crucial. Nada de contar com a sorte e passar o dia preocupado com o tempo ou com as quedas de energia que aconteceram durante a passagem de som, por exemplo. Assim como em qualquer evento, é fundamental que o casamento ao ar livre tenha um plano B. Antes fazer o casamento em um espaço fechado do que ver tudo indo por água abaixo, literalmente.

Converse com seus fornecedores e deixem soluções prontas para problemas que possam acontecer. Dessa forma, vocês poderão curtir o dia tranquilos, ainda que chova ou que haja uma grande ventania!

É realmente um sonho realizar um casamento ao ar livre. Os convidados vivenciam uma experiência diferente, as crianças têm espaço de sobra para se divertir e as fotos ficam incríveis! Mas, para que o sonho não se torne pesadelo, é preciso ser realista e antecipar qualquer problema que possa acontecer. Bem organizado e planejado, o casamento ao ar livre será um enorme sucesso!

E você, gostou do post? Quer ter acesso a mais dicas como essa? Então assine a nossa newsletter e receba nossos artigos antes de todo mundo!

Receba os posts por e-mail assine e receba todas as atualizações do site diretamente em seu e-mail