Como escolher as flores do casamento: confira 8 dicas

Seja o Primeiro a saber das Novidades

decor3

As flores são um dos principais elementos da decoração de um casamento: elas trazem alegria, leveza e delicadeza à cerimônia. Um erro cometido por muitos casais, no entanto, é deixar a escolha desse adorno pra última hora, errando na identidade da decoração de um dos eventos mais importantes de suas vidas.

Ainda tem dúvidas sobre como escolher as flores do casamento? Então confira agora as 10 dicas que preparei para ajudar na sua escolha!

1. Dê asas ao seu estilo

Antes de pensar nos convidados ou no tipo de casamento dos seus sonhos, pense em você e no seu parceiro ou parceira. A noiva tem seus próprios gostos e pode ter uma imagem definida antes de começar os preparativos. Imagine como você gostaria de se ver, como gostaria que fosse a decoração e o que combina com a sua personalidade. Dessa forma, você estará um passo mais próxima de escolher as flores ideais para a sua festa.

vasos coloridos

2. Faça uma pesquisa

Não conhece bem os tipos de flores usados em casamento? Pesquise o nome, a cor, a época de florescimento e tudo mais que for importante para definir o seu tipo preferido. Anote todas essas informações e separe-as para o momento da ornamentação.

3. Fique atenta às flores essenciais

O buquê da noiva, o ramalhete da daminha de honra e a ornamentação do altar precisam de uma atenção maior. Invista seu tempo e pense com carinho nas flores que mais representam a sua personalidade e a história por trás do casamento. Lembre-se que o buquê da noiva deve ser único e contrastante.

buque

4. Defina o orçamento

Independentemente de poder gastar mais ou menos, é fundamental definir um orçamento. Dessa forma, você saberá até onde pode ir e não perderá seu tempo com opções impossíveis. Monte, junto ao florista, uma lista de flores conforme o valor determinado, refinando a escolha para as que se encaixarem melhor no seu orçamento.

5. Escolha flores da estação

Além de serem mais vivas e bonitas, as flores da estação estão em sintonia com o clima e dão um toque especial à cerimônia. Flores fora de época, normalmente, precisam ser transportadas, o que pode prejudicar a aparência e até mesmo descaracterizar a beleza esperada dos ornamentos.

6. Verifique o horário do casamento

O horário do casamento é fundamental, pois ele influencia diretamente na iluminação do ambiente. Casamentos noturnos devem priorizar flores mais fortes, especialmente as rosas e tulipas – o contraste dará um ar ainda mais especial à decoração. Já cerimônias diurnas comportam cores mais claras e leves.

7. As flores exigem simplicidade

decor4

A simplicidade é o que dá beleza ao ambiente. Isso significa que você não pode utilizar flores mais caras ou uma ornamentação mais trabalhada? Nada disso: o casamento é seu e você deve apostar na decoração que mais te representa. No entanto, procure não saturar o ambiente com excesso de informações: ambientes homogêneos deixarão os convidados mais confortáveis e o visual mais agradável.

8. Flores infalíveis

As rosas são flores colhidas quase o ano todo, assim como as bromélias, as tulipas e algumas espécies de orquídeas. Confira as principais flores das estações:

  • Primavera: narcisos, lírios do vale e orquídeasorquidea
  • Verão: cravos e crisântemoscravo
  • Outono: tulipas e hortênsiastulipa
  • Inverno: copo de leite e amor-perfeitocopo de leite

Agora que você já sabe como escolher as flores do casamento, capriche na decisão e faça da sua cerimônia algo único!

Quer dar alguma dica de noiva para noiva sobre as flores do casamento? Deixe um comentário!

Receba os posts por e-mail assine e receba todas as atualizações do site diretamente em seu e-mail