Elopement wedding: descubra o que é o estilo de casamento secreto

Seja o Primeiro a saber das Novidades

Quem nunca pensou em fugir numa aventura romântica e viver grandes momentos ao lado da pessoa amada? Essa parece uma ideia muito natural na adolescência, mas para muitos, hoje isso soa como uma fantasia difícil de ser realizada.

Agora, imagine essa fuga para um casamento secreto — selar uma união de uma forma inesquecível, evitar estresse com grandes preparativos e, quem sabe, diminuir os custos da cerimônia.

O elopement wedding é muito comum em alguns países, e a ideia também está ganhando adeptos no Brasil. Se você pretende mergulhar na emoção de uma cerimônia intimista, é bom entender melhor esse conceito e fazer do casamento secreto um momento de beleza, sofisticação e personalidade.

Veja como funciona:

Como funciona a ideia do elopement wedding

A ideia é simples: os noivos resolvem fugir para casar numa cerimônia íntima, a qual poderá contar com poucos convidados, família e padrinhos — ou, então, apenas os noivos e um cerimonial.

Nada impede que o evento seja realizado numa sacada, num hall de entrada ou, até mesmo, no quarto do hotel mas, geralmente, o elopement wedding exige um certo glamour. As pessoas que fazem essa escolha também costumam preferir jardins, cidades históricas, praias, casas de campo etc.

A origem do elopement wedding

Em 1338, o termo elopement wedding foi mencionado pela primeira vez para definir a situação em que uma mulher abandonava o marido e fugia com o amante.

Em 1800, essa definição foi substituída por uma intenção bem mais nobre e passou a significar a fuga de um casal para se casar longe da família,  de amigos e de conhecidos — ou seja, um verdadeiro casamento a dois.

Atualmente, o casamento secreto não precisa ser exatamente um segredo, mas o modelo exige que seja uma cerimônia íntima, que pode contar com alguns convidados.

Mesmo assim, muitas pessoas acabam optando por um casamento a dois, contando apenas com a presença dos noivos e com profissionais responsáveis por eternizar o momento, por meio da filmagem e da fotografia.

A organização da cerimônia de um casamento secreto

A organização deve ser antecipada, da mesma forma que um casamento tradicional. A primeira coisa é pensar no cenário ideal, que ilustra a personalidade dos noivos. A simplicidade deve ser a marca do local — isso deve refletir nas atitudes dos noivos e, se for o caso, dos convidados especiais.

Uma praia deserta, uma fazenda, uma casa de campo, um casebre próximo ao lago, uma capela antiga que contemple alguma tradição são alguns dos locais mais utilizados nesse estilo de casamento. Nada difícil de encontrar num país com uma natureza exuberante como o Brasil, certo?

No elopement wedding, não há grande necessidade de decoração. Já as roupas, incluindo o vestido, devem ser escolhidas de acordo com o horário e com a temática da festa. Assim, um cerimonial e uma equipe de fotografia e filmagem é mais do que suficiente para colaborar no desenrolar da celebração.

A importância de eternizar esse momento com a fotografia

Apesar de o casamento ser em segredo, as lembranças do momento devem ser eternizadas. Registrar a beleza da cerimônia é captar a alegria e se descobrir fazendo a coisa certa. A fotografia é a principal aliada dos noivos para captar os melhores momentos e eternizar essa realização.

É fundamental que o fotógrafo conheça o elopement wedding para captar as melhores imagens e entregar aos noivos um trabalho excelente. Empresas especializadas em casamento a dois são as mais indicadas para acompanharem os noivos nessa aventura.

A principal característica do elopement wedding ou do casamento secreto, além da fuga para se casar, é a união de dois momentos importantes para os noivos: o casamento e a lua de mel.

Não há necessidade de separar as duas ocasiões e você pode até contar com o acompanhamento de uma equipe de fotografia no mesmo pacote — isso significa diminuir os gastos e evitar o estresse.

Agora que você já tirou suas dúvidas e percebeu a simplicidade do conceito, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e ajude seus amigos a terem uma cerimônia mais que especial!

Receba os posts por e-mail assine e receba todas as atualizações do site diretamente em seu e-mail

Deixe um comentário