Organização do casamento: por onde começar?

Seja o Primeiro a saber das Novidades

fotos de casamento em sorocaba-8

A festa de casamento sempre é um evento inesquecível, principalmente para os noivos, que passaram meses preparando tudo para que a comemoração ficasse perfeita. A organização do casamento é uma tarefa difícil e cada detalhe pode fazer a diferença. Por isso, é importante saber por onde começar e ficar por dentro de tudo o que é preciso fazer para ter a festa dos seus sonhos!

No post de hoje, listei 6 dicas para te ajudar a organizar os principais pontos do grande dia. Bateu a ansiedade? Então confira esse passo a passo e comece já a planejar a sua festa!

Defina qual será o estilo da festa

Uma das mais marcantes características de um bom casamento é passar para os convidados a essência dos noivos. Para isso, nada mais justo que definir o estilo de festa de acordo com a personalidade do casal. Converse com seu cônjuge sobre as preferências por horários, tipo de trajes, decoração e estilo das comidas e bebidas.

Há diversos tipos de casamentos para escolher: na praia ou no campo; durante o dia ou à noite; com decoração rústica ou mais sofisticada. Para a decoração, também existem centenas de tipos de floresdiferentes. Aqui é onde a personalidade da sua festa começa a ser criada. Até a escolha do fotógrafo ideal é afetada por essa etapa, já que muitos profissionais se especializam em determinados tipos de ensaio!

Estabeleça um orçamento

Definido o estilo da festa, é hora de fazer as contas. Confira os valores que vocês têm disponíveis para investir na comemoração, pois isso contará para decidir o que irei abordar nos próximos tópicos!

Faça as contas e, se possível, estabeleça um valor para ser guardado mês a mês. Assim, vocês terão uma reserva disponível no caso de surgir algum imprevisto ou algum detalhe do qual vocês não querem abrir mão.

Faça a lista de convidados

Não é possível organizar uma festa sem definir o número de convidados, não é? Afinal, o valor do buffet e o tamanho do salão, entre outros detalhes, dependerá disso. Ao longo da organização do evento, sua lista provavelmente passará por diversas mudanças, mas é preciso ter um número médio de convidados para começar a procurar os fornecedores.

Defina a data e o horário da festa

A data deve ser pensada com muito carinho pelos noivos e pode afetar, também, os custos da cerimônia. Festas aos sábados costumam ter custos maiores de salões e buffets e, pelo fato de os convidados terem maior disponibilidade neste dia, a festa pode durar mais. Já as sextas e os domingos podem vir acompanhadas de alguns descontos.

Dica: vá à igreja e ao salão com mais de uma opção de data para o seu casamento. Muitos desses lugares têm fila de espera e pensar em mais de uma possibilidade pode evitar que você tenha que voltar para a casa e escolher um novo dia.

Comece a pesquisar inspirações

Agora que você já sabe o estilo da sua festa, o tamanho e a data, já é possível procurar inspirações de decoração, vestidos e lembrancinhas para os convidados. Aplicativos como o Pinterest e o Instagrampodem trazer boas surpresas, inclusive na busca de fornecedores!

Inicie a organização do casamento

A organização do casamento exige paciência e muita pesquisa dos noivos para que o grande dia saia exatamente como o planejado. Mas relaxe e aproveite: no dia do evento, tudo valerá a pena, e a sua festa será uma das memórias mais especiais da sua vida!

Gostou do texto de hoje? Conhece alguém que precisa de algumas dicas para começar a pensar na cerimônia? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude seus amigos na organização do casamento!

Receba os posts por e-mail assine e receba todas as atualizações do site diretamente em seu e-mail